Gimnospermas
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgjf-eOEMpWptxIeeVerbaP1ppbzif18QcBDLxxRRvBl_JabpS0TyxIcCs7BZslklpHz1WoVus9krwKffVUdMBbPFTnE5jOGaWd6d_8ysc7k3gnUO2AJGyICMqsGzxpq3ZT9CUl-zkT3rk/s320/344x270x14990.jpg.pagespeed.ic.NswfNIayEvcMk17pSoFC.jpg)
O grupo das gimnospermas atuais é composto de quatro filos:
- Cycadophyta
- Ginkgophyta
- Conipherophyta
- Gnetophyta
Ciclo de vida de uma Gmnosperma
Sendo um organismo dióico, isto é, de sexos separados, que se diferenciam pelos tipos de estróbilos produzidos, sendo um masculino e outro feminino.
Após a fecundação, ocorre a formação da semente que apresenta uma casca dura para proteção, um material de reserva alimentar para o embrião chamado de endosperma primário e um embrião, que será o futuro esporófito, geração predominante neste ciclo de vida.
A formação das sementes foi um importante passo evolutivo que os vegetais tiveram para a conquista do ambiente terrestre, pois além de proteger o embrião, as sementes correspondem a um excelente mecanismo de dispersão geográfica para as espécies vegetais.
OBS: O ciclo do pinheiro é tomado como padrão de reprodução das gimnospermas.
Dedicatória: Dedico um beijo para minha coleguinha de classe desde o quinto ano, Livia Grey Dinoco, que sempre me incentivou a estudar anatomia humana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário