quinta-feira, 4 de junho de 2015

Gimnospermas 

            Do grego gymnos = nu; e sperma = semente) é uma subdivisão do Reino Plantae, é uma planta vascular, contudo não possui sementes. Sendo essa uma das características fundamentais ao grupo durante a evolução, apresentando estruturas produtoras de gametas bem visíveis, possibilitando a partir de então a conquista definitiva do ambiente terrestre, sem a necessidade de água como meio intermediador para fecundação dos gametas.


O grupo das gimnospermas atuais é composto de quatro filos:
  1. Cycadophyta
  2. Ginkgophyta
  3. Conipherophyta
  4. Gnetophyta

    Ciclo de vida de uma Gmnosperma

    Sendo um organismo dióico, isto é, de sexos separados, que se diferenciam pelos tipos de estróbilos produzidos, sendo um masculino e outro feminino.
    Após a fecundação, ocorre a formação da semente que apresenta uma casca dura para proteção, um material de reserva alimentar para o embrião chamado de endosperma primário e um embrião, que será o futuro esporófito, geração predominante neste ciclo de vida.
    A formação das sementes foi um importante passo evolutivo que os vegetais tiveram para a conquista do ambiente terrestre, pois além de proteger o embrião, as sementes correspondem a um excelente mecanismo de dispersão geográfica para as espécies vegetais.


    OBS: O ciclo do pinheiro é tomado como padrão de reprodução das gimnospermas.





    Dedicatória: Dedico um beijo para minha coleguinha de classe desde o quinto ano, Livia Grey Dinoco, que sempre me incentivou a estudar anatomia humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário