quarta-feira, 8 de abril de 2015

Fungos e suas >delícias<

Os fungos são grandes responsáveis pela decomposição da matéria morta, juntamente com algumas bactérias, reciclando elementos químicos que serão úteis na manutenção da vida de outros organismos. Além disso, podem executar outros papéis na natureza e...

Ter uma participação especial na nossa alimentação!


Queijo de fungos
Por exemplo, existem cerca de aproximadamente 600 tipos de fungos que podem ser utilizados para fins nutricionais – e também medicinais. Fonte de fibras e proteínas, são muito bem recebidos na culinária vegetariana. Basidiomicetos, como o champignon (Agaricus bisporus e A. campestris) e o shitake (Lentinula edodes) são os dois mais conhecidos, sendo bem requisitados desde os tempos mais remotos.
Já algumas espécies de leveduras são imprescindíveis na preparação da cerveja (Saccharomyces cerevisiae e S. carlsbergensis), vinho (S. ellipsoideus), saquê (S. cerevisiae), uísque (S. cerevisiae), pão (S. cerevisiae), queijo roquefort (Penicillium roqueforti), queijo camembert (P. camembert), ácido cítrico (Aspergillus lividus), dentre outros produtos. 


pão com fungos
 Bônus:  Não é seguro tirar o fungo da comida para se alimentar, pois quando o fungo entra em contato com os alimentos, ele penetra fundo com a raíz, então não é nem um pouco seguro, pois o fungo tem partes que não são vistas a olho nu. Eu sei que é obvio, mas sempre tem um gordo para fazer gordice.

 



Aqui segue um vídeo sobre a produção do famoso "queijo roquefort"
https://www.youtube.com/watch?v=yZniaoYtw_4








Dedicatória: Eu dedico essa postagem ao meu acompanhante noturno, Anthony Baggio, que sempre me incentivou a aprofundar o conteúdo e sentar o queijo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário