sábado, 23 de maio de 2015

Pteridófitas

O que são

As Pteridófitas são plantas vasculares que não possuem sementes. 

Características principais

- Cormo composto por raiz, caule e folhas;

- São traqueófitas, ou seja, possuem um sistema de condução que transporta a seiva das raízes até as folhas. Nestes dutos também são transportados alimentos para o restante do organismo;

- Possuem folhas divididas em folíolos;

- As folhas novas surgem enroladas;

- A maior parte das espécies possui reprodução sexuada, porém, algumas podem se reproduzir assexuadamente através de brotamento.

- O sistema de transporte de seiva possibilita sustentação à planta;

- Possuem a capacidade de se desenvolverem sobre o tronco de árvores;

- Possuem caule, chamado de rizoma, muito parecido com uma raíz.

Exemplos:

- Avencas

- Samambaias

- Xaxins

- Cavalinha






Reprodução da pteridófitas

1 - No esporângio (órgãos que produzem esporos) das plantas, através de meiose, as células diploides são transformadas em haploides.

2 - O esporângio se parte e os esporos haploides caem no solo.

3 - Os esporos germinam dando origem ao protalo (estrutura com formato de coração).

4 - O protalo tem a capacidade de produzir gametas, pois é uma planta sexuada. Essa fase dura pouco tempo.

5 - O protalo possui um órgão reprodutor feminino e outro masculino.

6 - Os anterozoides (gametas masculinos) se dirigem até a oosfera (gameta feminino das plantas) fecundando-a.

7 - O embrião que nasceu é diploide. A nova planta adulta é criada, pois as células do embrião se dividem por mitose.

Dedicatória: Dedico a minha amiga não-IFiana Manu Lescano, pois sempre me ajudou a parar de chorar e fazer o blog de biologia!

sábado, 16 de maio de 2015

Briófitas

As briófitas são caracterizadas por não terem vasos cond
utores, sendo o tipo de vegetal menos evoluído

As mais conhecidas são as Hepáticas e os Musgos, sendo os musgos muito mais comuns. Eles são mais encontrados em paredes úmidas, em vasos de plantas, barrancos úmidos, etc. As hepáticas são mais encontradas em lagos e represas (águas paradas), são muito pequenas, dificeis de ver. Há hepáticas terrestres, como a Marchantia, que nasce em ambientes muito úmidos.

A Reprodução:

As briófitas podem apresentar dois tipos de reprodução:


1. Gamética: Em condições adequadas de umidade, os anterozóides pequenos e biflagelados são liberados pelo rompimento da parede do anterídio, enquanto as células do canal do arquegônio rompem-se, liberando um fluido que direciona os anterozóides até a oosfera, havendo então a fecundação;

2. Espórica: A liberação dos esporos ocorre através de movimentos higroscópicos dos dentes do peristômio. Esses movimentos são devidos a variação da umidade do ar;  


Dedicatória:  dedico um abraço caridoso para a minha querida coleguinha de sala Diandra, pois ela merece 10 na nota do blog, por ter mantido tudo em dia, gatona.

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Apresentações

Apresentar coisas aos coleguinhas é algo muito complicado para algumas pessoas, elas choram igual a Tais, gritam e ficam vermelhas de nervosas igual a Tais, muitas vezes, muitas pessoas, não entendem o lado delas e acabam julgando, o medo de falar em público, que é retratado por psicólogos como algo muito sério, e as vezes as pessoas vão em busca de tratamento, pois falar em público é
algo importante que levaremos para o resto das nossas vidas.

 O outro lado...


Existem também cursos para as pessoas se aperfeiçoarem nesse assunto e virarem palestrantes, ou só melhorarem para se apresentar melhor nos próprios trabalhos.

Dedicatória: Essa postagem vai em nome do grande mestre Xandão, grande jogador de CS 1.6, mestre da sniper, que vai dar aula de Linguagem de programação 2!